Compreender a natureza e os tipos de conflitos nas organizações.
Desenvolver habilidades de identificação e análise de conflitos.
Conhecer técnicas e estratégias eficazes para a gestão e resolução de conflitos.
Capacitar os alunos a aplicar práticas de comunicação e negociação para resolver conflitos.
Promover o desenvolvimento de competências interpessoais e a construção de relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho.
Metodologia:
Aulas expositivas para apresentação dos conceitos e teorias relacionadas à gestão de conflitos.
Estudos de casos e análise de situações práticas de conflitos nas organizações.
Discussões em grupo e debates para troca de experiências e aprendizado coletivo.
Atividades práticas individuais e em grupo para aplicação das técnicas e estratégias adquiridas.
Avaliação:
Participação ativa nas aulas e nas atividades propostas.
Realização de trabalhos e estudos de casos relacionados à gestão de conflitos.
Elaboração de um projeto final de gestão de conflitos em uma situação simulada.
Público alvo
Pré-requisitos:
Não há pré-requisitos específicos para este curso.
1 mês
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em até 1 mês
após a matrícula.
Conteúdo
1Introdução à Gestão de Conflitos
• Conceitos básicos de conflito.
• Natureza e causas dos conflitos nas organizações.
• Importância da gestão de conflitos para o desempenho organizacional.
2Tipos de Conflitos nas Organizações
• Conflitos interpessoais.
• Conflitos de equipe.
• Conflitos interdepartamentais.
3Diagnóstico e Análise de Conflitos
• Identificação e avaliação dos conflitos.
• Análise das causas e consequências dos conflitos.
• Avaliação do impacto dos conflitos no ambiente de trabalho.
4Comunicação Efetiva na Gestão de Conflitos
• Importância da comunicação na resolução de conflitos.
• Técnicas de comunicação assertiva.
• Escuta ativa e empatia na gestão de conflitos.
5Técnicas de Negociação e Mediação
• Princípios básicos da negociação.
• Estratégias de negociação colaborativa.
• Mediação como alternativa para a resolução de conflitos
6Resolução de Conflitos de Equipe
• Dinâmicas de grupo para a resolução de conflitos.
• Construção de equipes colaborativas.
• Liderança e gestão de conflitos de equipe.
7Gerenciamento de Conflitos Interdepartamentais
• Identificação e resolução de conflitos entre departamentos.
• Alinhamento de interesses e objetivos organizacionais.
• Colaboração e cooperação entre departamentos
8Prevenção e Gestão de Conflitos Organizacionais
• Políticas e práticas de prevenção de conflitos.
• Desenvolvimento de uma cultura de resolução de conflitos.
• Ações para a gestão proativa de conflitos nas organizações.
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As dúvidas poderão ser respondidas tanto pelo Professor quanto pela Equipe de Tutoria. As respostas poderão limitar-se aos CONTEUDOS DOS CURSOS, não estando nenhum professor obrigado a responder dúvidas sobre casos específicos ou dar respostas do tipo “Consultoria”.
Os cursos disponibilizados pela Sac Mais Cursos Ead enquadram-se na categoria de Cursos Livres, não havendo necessidade de autorização prévia de qualquer entidade pública para a liberação do Certificado e nem exigência de idade ou escolaridade, devendo o participante identificar pelo programa do curso qual o mais adequado à sua necessidade.
(Nosso contrato está sendo elaborado por nosso Departamento Jurídico e em breve será disponibilizado.)